top of page

METANAÇÃO

Projeto BIOGÁS

Power to gas - Power to methane

A valorização do CO2 por via termoquímica é hoje um dos aspectos fundamentais da transição energética. De fato, ela permite tanto reduzir consideravelmente as emissões de CO2 de diversos setores industriais quanto armazenar sob forma química o excedente de eletricidade que pode ser produzido por fontes de energia renovável. Isso permite atender ao perfil temporal da demanda e às flutuações da fonte (pico).

Nossos produtos - Reatores de metanação catalítica

  • Pequenos demonstradores: Taxa de produção de CH4 ≤ 2 Nm3/h 

  • Módulos industriais: A Top Industrie participa do desenvolvimento de projetos para implementação de módulos industriais de metanação catalítica caracterizados, a longo prazo, por taxas de produção de CH4 ≥ 100 Nm3/h.

 

Nosso objetivo: desenvolver soluções plug and play capazes de tratar o CO2 proveniente de diferentes ambientes industriais.

Capture.PNG

Projeto Minerve Power to Gas

 

O demonstrador Power-to-Gas chamado MINERVE, fabricado pela Top Industrie em colaboração com a AFUL Chantrerie, foi inaugurado em 2018. Este demonstrador converte o hidrogênio proveniente da eletricidade renovável, por meio da eletrólise, em metano sintético por reação com CO2 em um catalisador. O gás produzido localmente tem como objetivo ser injetado em uma das caldeiras a gás natural da central térmica a lenha ou abastecer postos de abastecimento de veículos que funcionam com GNV. A longo prazo, o dióxido de carbono necessário para a produção do metano sintético poderia ser capturado nas emissões da chaminé da central térmica.

Funcionamento da unidade

O eletrólise converte a eletricidade da rede em hidrogênio por meio da eletrólise da água. O eletrolisador escolhido é um eletrolisador PEM (membrana de troca de prótons ou eletrólise de membrana de troca de prótons). A tecnologia PEM permite dividir a água pura em hidrogênio e oxigênio pela aplicação de uma corrente contínua. O hidrogênio produzido é então armazenado em 4 cilindros de 50L a 200 bar, o que equivale a um volume de armazenamento efetivo de 37 Nm3. Esse armazenamento permite que o reator de metanação funcione em regime nominal por mais de 15 horas sem que o eletrolisador precise ser ligado.

Através da reação de metanação, o hidrogênio e o CO2 são convertidos em metano sintético no reator de metanação (0,57 Nm3/h com um consumo de 2,37 Nm3/h de H2 e 0,6 Nm3/h de CO2), que por sua vez pode ser armazenado em 8 cilindros (capacidade de 74 Nm3). O reator de metanação desenvolvido pela Top Industrie é um reator de leito fixo com aquecimento elétrico dos gases e resfriamento por vortex. Esses dispositivos são menos restritivos e menos perigosos do que os dispositivos convencionais de banho de óleo. A unidade é composta por 2 reatores em série para alcançar a qualidade do metano compatível com a mobilidade do GNV.

A instalação da plataforma é realizada no telhado da central térmica a gás, enquanto o armazenamento de H2 fica ao pé do edifício com o armazenamento de CO2. A estação de GNV está localizada a alguns metros de distância.

UnitéNantes-1920w.webp
Réacteurs-1920w.webp
bottom of page